top of page

Síndrome dos Ovários Policísticos:  Tudo que você precisa saber e como lidar com essa condição

  • Foto do escritor: patricia rodrigues
    patricia rodrigues
  • 14 de jan.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 18 de fev.


Olá, leitoras!


Hoje, vamos discutir a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), uma condição que afeta muitas mulheres e que, muitas vezes, pode ser diagnosticada erroneamente na adolescência e permanecer em dúvida sobre a condição por longos anos.


É muito frequente eu receber mulheres no meu consultório com a seguinte pergunta: Será que eu tenho ovários policísticos?

Será que eu tenho algum desequilíbrio hormonal?


Vamos entender o que é a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), quais são os sintomas e como você pode cuidar e tratar dessa condição de forma eficaz. Será que eu preciso tomar anticoncepcional para tratar?


Siga lendo este artigo que você vai entender melhor sobre isso e quais são as formas de tratamento (hormonais e não hormonais) disponíveis.


Pra começar:

O que é a síndrome dos ovários policísticos?


A SOP é uma condição hormonal comum que afeta o funcionamento dos ovários.

As mulheres com SOP costumam apresentar ovários aumentados com múltiplos cistos ao ultrasson, mas isso não quer dizer que ela tenha necessariamente a SOP! Para diagnosticar essa síndrome é preciso apresentar algum desequilíbrio hormonal, como problemas de ovulação, irregularidades menstruais (como ciclos menstruais longos) e uma série de outros sintomas, como excesso de pelos, acne, oleosidade de pele e obesidade/sobrepeso. Nem todas as pacientes com SOP apresentaram os mesmos sintomas, por isso dizemos que cada paciente é única e vamos diagnosticar, dentro dos critérios dessa condição, para tratar exatamente as queixas que manifesta. 


 

Quais são os sintomas da Síndrome dos Ovários Policísticos?


Algumas pacientes são oligossintomáticas (poucos sintomas), enquanto outras apresentam várias alterações, tornando o diagnóstico mais fácil.

Os sintomas da SOP podem variar, mas os mais comuns incluem:


  • Irregularidades menstruais: Ciclos menstruais irregulares e longos ou ausência de menstruação. É comum na SOP pacientes que menstruam pouquíssimas vezes ao ano. É considerado um critério quando o número de menstruações ao ano é inferior a 9 vezes.


  • Excesso de pelos: Crescimento de pelos em áreas tipicamente masculinas como rosto, peito e costas (hirsutismo). Como o desequilíbrio é hormonal, algumas pacientes mesmo com depilação a laser podem não apresentar resposta adequada se não tratar a condição da SOP.


  • Acne e pele oleosa: Muitas mulheres com SOP enfrentam problemas de pele de difícil controle.


  • Dificuldade para engravidar: A irregularidade na ovulação pode dificultar a concepção, reduzindo a fertilidade da mulher (que pode ser revertida com uso de medicações específicas para esta finalidade).

 

Como lidar com a SOP?


  1. Diagnóstico precoce: Se você suspeita que pode ter SOP, o primeiro passo é buscar um ginecologista para avaliação e diagnóstico adequado.

  2. Tratamentos disponíveis: Há diversas opções de tratamento, incluindo mudanças na alimentação, exercícios, medicamentos para regular os hormônios e, em alguns casos, tratamentos de fertilidade. Cada caso é único, e seu médico pode ajudá-la a encontrar o melhor caminho. Nem toda paciente precisa do uso de anticoncepcionais para SOP!

  3. Apoio emocional: Lidar com a SOP pode ser desafiador. Conversar com profissionais ou grupos de apoio pode ser muito útil para gerenciar o impacto emocional da condição, especialmente quando há dificuldade para perda de peso e controle do excesso de pelos.

 

Agende sua consulta!

Se você apresenta sintomas de SOP ou está preocupada com sua saúde hormonal, não hesite em marcar uma consulta. Estou aqui para ajudá-la a entender sua condição e encontrar o melhor tratamento para você.


Conclusão

A síndrome dos ovários policísticos pode ser desafiadora, mas com o suporte certo, é possível gerenciar os sintomas e levar uma vida saudável. Informe-se, busque ajuda e cuide-se!


Espero que este artigo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre a SOP. Estou à disposição para ajudá-la a entender mais sobre essa condição!


Até a próxima!

 

 

Comentarios


Los comentarios se han desactivado.
Patricia Leite IDENTIDADE VISUAL - logotipo(1)_edited.png

E-mail: pleiterodrigues@gmail.com

© 2020 Dra. Patricia Leite Rodrigues

HOSPITAL MERIDIONAL SERRA

Endereço: Av. Eldes Scherrer Souza, 488, Laranjeiras, Serra.

Telefone: (27) 3346-2010

Agendamento on-line: redemeridional.com.br

INSTITUTO INTEGRALLE

Endereço: Rua Italina Pereira Mota 440, Sala 214, Jardim Camburi, Vitória.

Telefones: (27) 3337-6494 / 99687-7096

WHATSAPP

+55 (27) 99291-9708

REDES SOCIAIS
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page